Estado vai licitar elevado e Eixo K ainda em 2020

Em agenda com a ACIJ e o prefeito de Joinville, Udo Döhler, a governadora Daniela Reinehr recebeu projetos executivos do Eixo de Desenvolvimento Norte, do Distrito Industrial da terceira maior economia da região Sul do Brasil. A área concentra o tráfego de 4% do PIB do Estado e 40% da produção da cidade. O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 16, no Centro Administrativo, em Florianópolis.

 

Estado vai licitar elevado e Eixo K ainda em 2020
Estado vai licitar elevado e Eixo K ainda em 2020

 

“Estamos diante de um belíssimo exemplo de que a soma de esforços e das forças producentes de Santa Catarina são determinantes para dar celeridade a grandes obras como essas, que vão trazer ainda mais desenvolvimento. É um exemplo de parceria que o Estado deve levar para outras regiões. A infraestrutura é essencial para ampliar a competitividade e fortalecer a economia catarinense”, afirmou a governadora.

Um dos projetos executivos entregue pela ACIJ ao Estado é o do elevado na duplicação da Hans Dieter Schmidt/Edgar Meister, que reduzirá em mais de 30% o tempo de tráfego na rodovia. O Governo do Estado já reservou recursos do orçamento de 2020 para licitação, que deverá ser ainda neste ano. Outro projeto entregue foi o da abertura do Eixo K, via duplicada que ligará a Hans Dieter Schmidt à rua Dona Francisca.

“Estamos priorizando esta importante região do Estado. Iremos trazer condições para o polo industrial e o desenvolvimento da região, que repercutirá em melhores condições de vida”, disse o secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rogério Siqueira, destacou que a execução destas obras significa mais desenvolvimento para o importante polo logístico empresarial da região. “É resultado de um trabalho conjunto, no qual cumprimos nosso papel de unir pontas e fortalecer a espiral de prosperidade, esperança e confiança”, destacou.

O secretário da Fazenda, Paulo Eli, reiterou que já há recursos do orçamento de 2020 para a licitação destas duas obras. Segundo ele, o objetivo do Estado, a partir de agora, é entregar as duas obras junto com a conclusão da duplicação da Hans Dieter Schmidt/Edgar Meister, até o final de 2021.
Para o prefeito de Joinville, Udo Döhler, o Eixo de Desenvolvimento Norte reúne obras prioritárias para Joinville. “A participação da ACIJ foi decisiva. É uma PPP informal entre o setor produtivo, o Município e o Estado Com a execução dessas obras, vamos resolver uma situação crucial em Joinville e assegurar o escoamento do que a cidade produz”, salientou.

O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, lembrou que os projetos começaram a ser trabalhados por representantes da entidade, do Estado e da Prefeitura desde o final de julho para alinhamentos, correções de rumo e soluções. “Mostramos as necessidades desses investimentos para ampliação da produção e para melhorar a arrecadação do ICMS do Estado. É uma parceria, uma soma de esforços muito importante que vai alavancar ainda mais o desenvolvimento de Joinville”, concluiu.

Na reunião, também ficaram definidos os encaminhamentos de outras obras do Eixo de Desenvolvimento Norte. Até 30 de novembro, a ACIJ entregará pedido para revitalização da rua Edmundo Doubrawa e o projeto executivo da abertura e duplicação da rua Almirante Jaceguay, um novo acesso à cidade desde a BR-101 até a rua Blumenau. As obras serão custeadas pelo Estado, em convênio com o Município.

O quinto projeto do Eixo de Desenvolvimento Norte, que é a duplicação do trecho urbano da rua Dona Francisca, está sendo desenvolvido sob a responsabilidade do Estado.

 

 

Por: ACIJ

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *