
Na próxima quinta-feira (16) acontece a eleição dos representantes da sociedade civil para integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Joinville para o biênio 2018/2020.
O fórum para a seleção dos conselheiros será realizado a partir das 8h30 no auditório I da Casa dos Conselhos, à rua Afonso Penna, 840, bairro Bucarein. Qualquer pessoa pode participar, mas apenas os delegados representantes de entidades da sociedade civil terão direito a voto.
O edital e demais documentos relacionados ao processo podem ser consultados no site da Prefeitura de Joinvillle.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é o órgão deliberativo e controlador da Política Municipal de Atendimento mediante participação popular por meio de organizações representativas do poder público e da sociedade civil.
Composição
O CMDCA é composto de 18 membros titulares e igual número de suplentes, os quais, de forma paritária, representam instituições governamentais e não governamentais.
Os Conselheiros não governamentais totalizam 9 membros efetivos, com igual número de suplentes, representando entidades não governamentais, sendo:
a) um representante das entidades de atendimento à criança e ao adolescente, dentre as filiadas à Associação Joinvilense de Obras Sociais (AJOS);
b) um representante de entidade de defesa dos direitos da criança e do adolescente;
c) um representante das Associações de Pais e Professores (APPs);
d) um representante das Associações de Moradores;
e) um representante das entidades religiosas;
f) um representante da indústria, do comércio e prestadores de serviço;
g) um representante dos clubes de serviços;
h) um representante das associações de profissionais liberais;
i) um representante dos sindicatos laborais.
Cada entidade poderá indicar até dois representantes, devendo informar para qual vaga o segmento estará concorrendo.