catolica

Engenheiro Mecânico formado pela Católica SC ressalta o potencial e importância da profissão

Desde o ensino fundamental, João Victor Salvaro percebia grande afinidade com a disciplina de matemática. No ensino médio, identificou também o gosto pela física. “A partir daí, vi que a minha vocação seria para a área de engenharia”, conta. Aos 16 anos, o jovem iniciou um curso técnico profissionalizante de eletromecânica e, com o conhecimento adquirido, escolheu a unidade de Jaraguá do Sul da Católica de Santa Catarina para realizar a graduação em Engenharia Mecânica, finalizada em 2019.

“A escolha pelo curso foi uma das mais assertivas da minha vida. Eu me dediquei bastante, pois gostava muito do que fazia. A consequência foi que a conquista de um prêmio de mérito acadêmico por ter a melhor média entre os formados daquele ano. Foi algo que deixou eu e meus familiares muito contentes”, relembra. “”A maioria das peças, máquinas, mecanismos e componentes passaram pelas mãos de algum engenheiro mecânico. É um curso onde você aprende muitas coisas. Atingi a realização pessoal com tudo isso”, acrescenta.

 

Engenheiro Mecânico formado pela Católica SC ressalta o potencial e importância da profissão (Foto: Divulgação)

 

A atuação profissional do egresso

João Victor atua como projetista mecânico em pesquisa e desenvolvimento da WEG Drives & Controls. “Sou responsável pela análise dos moldes de injeção para as peças; da injeção do fluído; e da transferência de calor em dissipadores de calor. Também desenvolvemos peças e componentes estampados; e estudos sobre protótipos virtuais e físicos”, explica. A próxima conquista nos planos do egresso é a conclusão do mestrado em Engenharia Mecânica.

 

As dicas de João para quem quiser seguir carreira

• “Para estudar Engenharia Mecânica é preciso ter aptidão para cálculo, raciocínio lógico e equações. São conhecimentos extensamente abordados durante a graduação e no mercado de trabalho.”

• “”Recomendo ao acadêmico procurar manter-se atualizado, fazer cursos e aprender coisas novas. É muito importante não parar estudar e se aperfeiçoar. As realizações e conquistas vêm como consequência dos nossos esforços e dedicação.””

• “”Há vários polos industriais de pesquisa e desenvolvimento que demandam engenheiros mecânicos. A área de atuação é ampla e diversa: você pode desenvolver produtos; fazer a gestão do desenvolvimento de produtos e de empresas; atuar nas áreas de hidráulicas, pneumática e mecânica dos fluídos; com foco em transferência de calor e massa; ou dedicado na aerodinâmica de automóveis e aeronaves. Depois de formado, o estudante certamente encontrará oportunidades interessantes no mercado, com potencial de boa remuneração, em especial, em regiões industriais.””

 

A formação

A Católica SC oferece uma sólida formação para bacharel na área de Engenharia Mecânica, composta por atividades de monitoria e assessoramento. Ao longo de cinco anos, o conteúdo programático conta com disciplinas focadas em temas como álgebra, automação, desenho, estatística, física, geometria, máquinas, materiais, química e termodinâmica.

Os acadêmicos e egressos do centro universitário têm o apoio da Central de Carreiras para a busca de oportunidades de emprego. Outro diferencial dos cursos da Católica SC é o desenvolvimento de competências comportamentais como autoconhecimento, comunicação, empreendedorismo, criatividade, inovação, liderança e autodesenvolvimento.

 

 

Por: Católica SC

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *