catolica

Egresso da Católica SC fala sobre o chamado para a Teologia

Desde jovem, a vocação de Tarcisio Padilha (https://www.linkedin.com/in/tarcisio-padilha-104336185/) para a Teologia esteve presente de forma nítida e intensa. “Morava em uma comunidade de missionários. Vivia com dedicação exclusiva e integral com a minha família. Atuava como palestrante, pregador e professor de curso bíblico”, conta.

 

Egresso da Católica SC fala sobre o chamado para a Teologia (Foto: Divulgação)
Egresso da Católica SC fala sobre o chamado para a Teologia (Foto: Divulgação)



Estudar Teologia foi uma consequência natural da vocação e aptidão para o ensino e, em 2018, Tarcisio concluiu o curso no campus de Joinville da Católica de Santa Catarina. “Foi muito positivo para a minha comunidade de fé. Vocacionalmente, foi fantástica a escolha. Eu me realizo. Amo a teologia e gosto do que faço”, avalia. “Na Teologia, além da bíblia, estudamos áreas como a história da igreja, liturgia e bioética. É uma formação mais vocacional e pastoral. Muitos catequistas e ministros fazem para complementar a formação e poder ajudar mais nas paróquias. Tem também aqueles que vão por um sentido existencial, em busca do sentido da vida e de respostas. O curso desenvolve e amadurece a fé, o senso crítico, e a capacidade de articular o conhecimento religioso. E para quem deseja ter uma carreira acadêmica, ser professor de teologia e pesquisador, a teologia é uma boa porta de entrada. Eu recomendo”, acrescenta.

O passo seguinte do recém-formado foi dedicar-se profissionalmente à Teologia. Assumiu a assessoria na Diocese de Cursos Bíblicos e de formações para ministro e catequistas. Conquistou, em 2019, uma bolsa de mestrado na PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). “Hoje, a minha dedicação é integral à pesquisa. Tenho bolsa da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA)/ Capes. Desde a graduação, pesquiso sobre o envolvimento masculino no planejamento familiar. Pretendo ser professor universitário e seguir a carreira de pesquisador”, conta.

Outra atividade de Tarcisio é a produção de artigos científicos e capítulos de livros. “Um dos artigos foi um desdobramento do meu TCC, sobre o método de ovulação Billings de planejamento familiar natural, e saiu em uma revista bem conceituada na área da bioética. É um fator mais relevante ainda a gente poder publicar também em outras áreas, mostra que o teólogo também consegue dialogar com a sociedade sobre temas que são relevantes para o meio secular. Quem deseja seguir a carreira, o caminho é produzir conhecimento”, afirma.

Desde 2020, o teólogo mantém um canal para falar de paternidade e parentalidade, o @planejahomem (https://www.instagram.com/planejahomem/). Além disso, Tarcisio está concorrendo a uma bolsa de doutorado para viabilizar os próximos quatro anos de aprofundamento nos estudos.



A formação

A Católica SC proporciona sólida fundamentação bíblica, antropológica e teológica cristã. É possível atuar em prática pastoral, ministérios eclesiais; na pastoral efetiva dentro de uma comunidade religiosa; como pesquisador; em assessoria de ONGs e movimentos políticos e sociais; na descrição e análise do fenômeno religioso; ou lecionar.

 

 

Por: Católica SC

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *