catolica

Egressa em Design de Moda da Católica SC lidera o desenvolvimento de coleções e projetos digitais no Canadá

Na adolescência, um sonho que a levaria para além das fronteiras nasceu no coração de Mariana Lima ser jornalista e atuar na cobertura da editoria de moda. “Tive a sorte de saber que queria trabalhar com moda desde pequena. Comecei um curso técnico na área durante o ensino médio e tinha planos de fazer faculdade de Jornalismo, porém gostei tanto de criar, que decidi seguir com o Bacharelado em Moda”, explica.

 

Egressa em Design de Moda da Católica SC lidera o desenvolvimento de coleções e projetos digitais no Canadá (Foto: Divulgação)
Egressa em Design de Moda da Católica SC lidera o desenvolvimento de coleções e projetos digitais no Canadá (Foto: Divulgação)

Para conquistar a formação superior, a joinvilense optou pelo curso de Design de Moda da Católica de Santa Catarina. “Decidi estudar em Jaraguá do Sul porque o curso era referência na região e eu já havia ouvido ótimas recomendações. Eu sou muito satisfeita com a minha escolha! Além de professores maravilhosos e super capacitados, a unidade está inserida no maior polo têxtil da região sul do Brasil, o que abre portas para o mercado de trabalho e amplia a rede de contatos imensamente”, avalia.

Logo cedo, aos 17 anos, Mariana já consegui o primeiro emprego na área, como designer têxtil na Malharia Princesa, em Joinville. Depois, atuou como estilista da Malwee Kids, primeiramente em Jaraguá do Sul e, depois, em São Paulo. “Morar na cidade mais cosmopolita do Brasil foi incrível e sou muito grata pela oportunidade”, afirma.

Mariana concluiu o bacharel em 2016 e, no final de 2017, foi um pouco mais além em busca de seus objetivos. Decidiu deixar o Brasil e ir morar no Canadá. “Em menos de um ano, aprimorei a segunda língua e consegui meu primeiro emprego como designer numa empresa de uniformes esportivos. Continuei procurando por vagas na área infantil, que é a minha paixão. Há quase dois anos, eu trabalho como estilista e ilustradora de um grupo de marcas infantil. As marcas que eu lidero o desenvolvimento de produto são FlapJackkids, Juddlies Designs e Zoocchini”, conta. “Uma das maiores conquistas foi ter conseguido um trabalho na minha área fora do Brasil. Quem mora em outro país tem que se provar duas vezes na profissão, e muitas vezes, tem a barreira da língua também”, acrescenta.

Com o inglês já bem afiado, a egressa decidiu, em maio, matar um pouco da saudade de falar mais em português. “Comecei um projeto chamado Moda na Mochila Podcast. Por conta da pandemia, eu estava sentindo muito falta de conversar com pessoas em português. Mensagens de texto não estavam mais sendo suficientes, então decidi criar o podcast para conversar com amigos profissionais de moda, arte, design e outras áreas criativas sobre suas trajetórias e aprendizados”, conta. O podcast está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Google Podcasts, Amazon Podcasts e no site marianasdelima.com/modanamochila. Além disso, Mariana produz conteúdos no perfil dela no instagram, @marianasdelima, no qual dá dicas de vocabulário de moda em inglês e fala sobre a atuação como designer no Canadá.

A criatividade e disposição da designer também motivaram novas experiências no empreendedorismo. “Este ano, lancei a Frutti Studio (@fruttistudio), uma marca onde consegui traduzir bastante a minha personalidade por meio de ilustrações, estampas, tecidos e produtos de decoração. Ambos já estão sendo um sucesso, e espero no futuro conseguir me dedicar em período integral aos meus projetos pessoais”, planeja.

Conselhos de Mariana para quem quer seguir carreira na área

“Comece com cursos pequenos e tente começar a trabalhar na área o mais rápido possível, seja com um estágio ou dando pequenos passos no empreendedorismo, para conseguir viver simultaneamente a teoria e a prática.”

“No Sul do Brasil, existe muito oportunidade para quem quer trabalhar com moda, e nos ramos mais diversos. Ser estilista não é o único caminho, há outros opções como modelagem, styling e produção de moda, design de estampas e visual merchandising.”

“Se você tem interesse em trabalhar com moda e design fora do Brasil, a sua formação e experiências profissionais do Brasil contam, sim.”


A formação

O curso de Design de Moda da Católica SC explora áreas como modelagem e costura, estamparia e arte final, fotografia e produção de moda, com espaços específicos para disciplinas optativas que são renovadas à medida que novas áreas vão surgindo no mercado. O bacharelado tem foco nas necessidades regionais e permite ao acadêmico vivenciar experiências reais, nas diferentes áreas de atuação profissional, em parceria com empresas e indústrias parceiras.

 

A infraestrutura do curso conta com Estúdio Fotográfico e laboratórios de modelagem e costura, informática, estamparia, desenho e de modelos e plástica. As aulas ocorrem na modalidade presencial, no período noturno, na unidade de Jaraguá do Sul. A duração do curso é de três anos e meio.

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *