catolica

Egressa de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC agrega conhecimentos adquiridos pelo mundo na sua prática diária

O gosto de Sofia Hinckel Dias por Arquitetura e Urbanismo foi despertado já na infância, de forma bem lúdica. “Quando criança, sempre gostei do processo de concepção para a construção de algo totalmente novo: construir a casinha de boneca, colagens, peças em madeira, inventar coreografias de dança e peças de teatro. O fato de concretizar no mundo real o que antes era apenas uma ideia, sempre me fascinou. Assim, um pouco mais madura e no ensino médio, escolhi a Arquitetura como profissão, influenciada também por um tio que era arquiteto e foi uma ótima decisão”, afirma. 

 

Egressa de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC agrega conhecimentos adquiridos pelo mundo na sua prática diária
Egressa de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC agrega conhecimentos adquiridos pelo mundo na sua prática diária (Foto: Divulgação)

 


Sofia escolheu a Católica de Santa Catarina para realizar o seu bacharelado, concluído em 2017 na unidade de Joinville. Na sequência, iniciou um curso de mestrado, com os propósitos de preparar-se para lecionar e descobrir novos caminhos. “Neste período, participei de um concurso nos Estados Unidos, viajei para a Alemanha e Suíça para aplicar as entrevistas da minha dissertação e estou escrevendo um livro com o meu orientador”, conta.

Com experiências internacionais na bagagem, Sofia retornou para o local onde iniciou sua formação dedicada a mais uma vez investir no conhecimento, mas de uma nova maneira. Desta vez, como professora. “Hoje leciono no curso de Arquitetura e Urbanismo e atuo, também, como arquiteta e pesquisadora. No segundo semestre, pretendo ir para Portugal iniciar o meu doutorado. Para chegar neste resultado, o caminho foi longo e de muito esforço e agradeço muito ao meu orientador, o Aloísio Schmid, pela oportunidade de fazer o mestrado e ser bolsista da Copel – Companhia Paranaense de Energia”, conta. “Viajei para vários países e aprendi como outros arquitetos encaram o assunto na prática, além de entender mais sobre sua cultura e arquitetura. Após esta experiência, desenvolvi uma ferramenta para compartilhar este conhecimento com estudantes, que provavelmente será lançada no final deste ano. Para o futuro, desejo finalizar meu doutorado; aprender mais sobre programação e simulação de dados; continuar lecionando; escrever mais livros; e fazer mais projetos”, adianta.



Vale a pena estudar Arquitetura e Urbanismo?

Na avaliação de Sofia, a Arquitetura é um campo “bastante abrangente e diverso, com inúmeras possibilidades, desde a construção civil, até a aplicação de novas tecnologias, simulações e softwares”. A arquiteta acredita que “o planejamento, logística, simulação de dados, o estudo de novas tecnologias e softwares são áreas que só têm a crescer e para as quais, o arquiteto é um ótimo profissional”. Outro fator ponderado pela arquiteta é que a pandemia enfrentada pela população mundial desde 2020 evidenciou a importância do profissional. “Por estarem mais tempo em casa, as pessoas valorizaram mais a qualidade destes ambientes e houve um crescimento absurdo de projetos arquitetônicos no último ano”.



A formação da Católica SC

O bacharel em Arquitetura e Urbanismo da Católica SC tem cinco anos de duração, com aulas na modalidade presencial. Os acadêmicos são capacitados para analisar, conceituar, planejar, projetar, dirigir, executar, ensinar e pesquisar espaços. O conhecimento construído permite ao bacharel atuar em empresas de construção civil, urbanização e paisagismo, em escritórios de arquitetura e urbanismo, em órgãos públicos ou em laboratórios de pesquisa científica e tecnológica e como profissional autônomo, em empresa própria ou prestando consultoria.

Os alunos contam com laboratórios equipados, voltados para a prática do projeto arquitetônico de edifícios, paisagens e ambientes, além de salas específicas para servir de apoio às atividades de pesquisa e extensão. O próprio campus da Católica SC em Joinville é um canteiro escola para as disciplinas de Conservação e Restauro do curso de Arquitetura e Urbanismo. Nos prédios já restaurados, é possível visualizar ações de preservação realizadas, e nos que ainda não foram restaurados, funcionam como espaços de experimentação e vivência.



Premiações endossam a qualidade do ensino

No Enade 2019, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC foi eleito como o melhor de Joinville e região e o segundo melhor curso privado do Brasil dentre os centros universitários privados sem fins lucrativos. Além disso, os acadêmicos, egressos e o próprio curso obtiveram destaques em premiações e avaliações nos últimos anos. Confira alguns dos reconhecimentos conquistados:

• Arquitetura e Urbanismo: quatro estrelas, em uma escala que vai de um a cinco, no “Guia da Faculdade”, veiculado no “O Estado de S. Paulo”.
• Primeiro lugar no Designer’s Choice Top Designs, promovido pela DesignClass, com a equipe Alessandra Branco Moreira, Alexia Manske, Amanda Monaco e Caroline Deretti.
• Terceira colocada no concurso de TCCs do Portal Projetar com a estudante Camila Francisco Paulo.
• Integrante da lista dos 40 melhores Trabalhos de Conclusão de Curso ou Trabalhos Finais de Graduação (TCC/TFG) em Arquitetura e Urbanismo da seleção anual, feita pelo site Archdaily, com a estudante Gabriela Luiza Mira.
• Premiação Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) com o estudante Marcus Vinicius Pacheco, vencedor da categoria “Prêmio Estudante”.

 

 

Por: Católica SC

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *