catolica

Desenvolver habilidades comportamentais é um dos diferenciais da Católica SC

Para conquistar o emprego dos sonhos e criar uma carreira de destaque em um mercado altamente competitivo, o profissional precisa combinar o conhecimento técnico, a familiaridade com as inovações tecnológicas e o aprendizado contínuo com habilidades comportamentais. Na Católica de Santa Catarina, o desenvolvimento dessas competências faz parte da grade curricular.

 

Desenvolver habilidades comportamentais é um dos diferenciais da Católica SC  (Foto: Reprodução/Internet)
Desenvolver habilidades comportamentais é um dos diferenciais da Católica SC (Foto: Reprodução/Internet)

 

Os novos cursos semipresenciais de Administração e Ciências Contábeis, por exemplo, contarão com disciplinas específicas para lapidar as habilidades comportamentais. A cadeira de Comunicação focará nas formas de expressão, posicionamento e interação nos ambientes corporativos. Empreendedorismo trará conceitos e reflexões sobre os desafios para inovar e evoluir. Liderança trabalhará a essência de um líder, resolução de conflitos, a influência do comportamento no desempenho e gestão de equipes. Autoconhecimento norteará a definição da própria identidade como profissional. Autodesenvolvimento será centrada no estabelecimento de metas e plano de desenvolvimento.

A Udemy, plataforma de e-learning, divulgou o relatório global com as características comportamentais mais buscadas atualmente em um profissional:

Mindset de crescimento

Estar aberto para absorver da melhor forma possível os feedbacks recebidos e se adaptar rapidamente estão no topo das características para se destacar.

Criatividade

Estar atento aos processos e encontrar soluções para os problemas que podem melhorar ou transformar esses processos são as ações criativas mais esperadas no mercado de trabalho. A criatividade também deve estar presente nas atitudes e ferramentas que ajudam as equipes a conviver melhor e enfrentar momentos difíceis.

Foco

Ter foco em uma época de bombardeio de informações em diversos canais digitais é uma capacidade valiosa e desafiadora, capaz de impactar positivamente na produtividade de uma empresa. A concentração é ainda mais essencial para quem trabalha em casa, que passou a ser o formato adotado por muitas empresas.

Comunicação

Faltas e falhas na comunicação são capazes de causar danos irreparáveis à reputação de uma carreira, além de afetar a harmonia da equipe e, principalmente, o crescimento e inovação saudável de um negócio.

Storytelling

Storytelling é a habilidade de contar histórias usando um enredo elaborado, ou seja, uma narrativa envolvente com recursos audiovisuais. São as boas histórias que dão contexto e repercutem a emoção que uma marca quer comunicar para o cliente.

Consciência cultural

Além de aprimorar conhecimentos técnicos e as habilidades de comunicação, é necessário estar atento às diferenças culturais e também às constantes mudanças na sociedade. O próprio comportamento e a cultura organizacional precisam estar focados no respeito, na diversidade e na inclusão no ambiente de trabalho.

Pensamento crítico

Conseguir analisar os problemas sob diferentes aspectos e aplicar a melhor solução são habilidades valorizadas pelas empresas. Ter pensamento crítico é uma competência indispensável para encontrar a solução de diversos problemas e para lidar com a avalanche de informações.

Liderança

Liderança passa pela capacidade de assumir o domínio e a responsabilidade das próprias atitudes. É preciso buscar a motivação e as capacidades necessárias para atingir os objetivos. Como consequência, é possível realizar a gestão de equipes cada vez mais eficientes.

 

Inteligência emocional

Ter autoconsciência e controle do turbilhão de emoções do cotidiano são duas das mais valiosas competências para conseguir equilibrar a vida pessoal com a profissional. As pessoas que alcançam o sucesso normalmente são capazes de incluir a empatia e a atitude colaborativa nas ações rotineiras.

 

 

 

 

Por: Católica SC

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *