Defesa Civil de Joinville leva alunos de escola para conhecer estação hidrometeorológica e maregráfica

Defesa Civil de Joinville leva alunos de escola para conhecer estação hidrometeorológica e maregráfica
Defesa Civil de Joinville leva alunos de escola para conhecer estação hidrometeorológica e maregráfica

 

 

A Defesa Civil de Joinville levou os alunos da turma de Educação Plena da Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral para conhecerem a estação hidrometeorológica e maregráfica no Joinville Iate Clube (JIC) na manhã desta terça-feira (21). A ação faz parte da Semana da Defesa Civil, de 21 a 24 de maio, realizada pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot).

Um grupo de 14 alunos do quarto e quinto ano vespertino da escola conheceu os equipamentos utilizados pela Defesa Civil no acompanhamento das condições climáticas no contraturno. O projeto Educação Plena oferece oficinas para alunos dos quartos e quintos anos das escolas municipais no contraturno escolar.

Primeiro, os estudantes participaram de uma aula animada em sala sobre os equipamentos com o engenheiro agrônomo da Defesa Civil, Dieter Klostermann. O engenheiro explicou como funcionam as estações e mostrou uma a uma as ferramentas de controle e como funcionam. Uma das perguntas de Dieter que mais movimentou os alunos foi sobre quantos milímetros de chuva caem em Joinville anualmente.

“Em Joinville, chove aproximadamente 2.800 ml por ano, em média. Isto dá uma altura de 2 metros e 80 centímetros, quase a altura daquela parede”, apontou Dieter, que também explicou que a chuva é medida em milímetros porque é quanto um litro de água ocupa em um metro quadrado de espaço. “Ou seja, quando fala na previsão do tempo que choveu 40 ml, quer dizer que foram 40 litros de chuva por metro quadrado”.

Depois de conhecerem o anemômetro (mede a velocidade e a direção dos ventos), o piranômetro (mede a energia produzida pelo sol), o higrômetro (mede a umidade), os instrumentos que medem a pressão da água, o pluviômetro (mede a quantidade de chuva) e também o datalogger, que é o computador da estação, a turma visitou a estação hidrometeorológica em funcionamento. Os alunos também puderam acompanhar o funcionamento da nova estação maregráfica que foi instalada no mês de março no JIC.

Tanto os alunos como a professora Francine Luisa Silva visitaram pela primeira vez uma estação hidrometeorológica. Segundo Francine, é uma oportunidade de não somente os alunos expandirem os conhecimentos, mas também dos educadores. “Esta experiência abrange muito conhecimento. Quem sabe nossos alunos podem investir nestas áreas de estudo e trabalho”, comenta a professora. A turma produziu trabalhos sobre o tema Redução de Risco e Desastres (RRD) que serão expostos nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/5), na Unisociesc Campus Marquês de Olinda, na rua Gothard Kaesemodel, 833, no Anita Garibaldi.

“Estamos trabalhando há bastante tempo este contato com as escolas. Nossas ações são pioneiras e nosso objetivo é levar o conhecimento e medidas de prevenção aos alunos”, informa Márnio Pereira, gerente da Defesa Civil.

O grupo de alunos também conheceu um pouco do JIC, aprendeu sobre a Escola de Vela, que oferece aulas gratuitas para alunos da rede pública municipal, em uma parceria com a Prefeitura de Joinville. Quem ministra as aulas é a professora Alexandra Bernardes, que apresentou as embarcações às crianças e falou sobre o esporte. Atualmente, quatro turmas são atendidas com 80 alunos divididos entre os níveis iniciantes, intermediários e avançados.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *