Convênio entre Secretaria da Educação, Fitej, Perini e UFSC atende mais de 500 alunos

Convênio entre Secretaria da Educação, Fitej, Perini e UFSC atende mais de 500 alunos
Convênio entre Secretaria da Educação, Fitej, Perini e UFSC atende mais de 500 alunos

 

 

 

Vinte escolas da rede municipal de Joinville e mais de 580 alunos do 9º ano foram atendidos durante os 14 meses de parceria, envolvendo a Prefeitura de Joinville, a Secretaria de Educação do município, o Perini Business Park, a UFSC e a FITEJ Lab. Os alunos puderam conhecer de perto a aplicação das mais modernas tecnologias utilizadas na indústria, como impressões 3D, Realidade Virtual, Indústria 4.0 e Realidade Aumentada, além de se aproximar da natureza e usufruir das trilhas ecológicas do parque, com visitação guiada e palestra sobre preservação e meio ambiente.

“Na nossa visita ao Perini observamos que a natureza e as indústrias devem viver em equilíbrio e a tecnologia pode contribuir para isso. Percebemos a importância das parcerias de micro e macro empresas e a possibilidade da preservação da natureza em meio industrial”, concluem Rafaela e Sibely Cristina, da Escola Sadalla Amin, que visitaram o parque em 23 de outubro.

A vivência dos alunos aconteceu nos laboratórios de modelagem em impressoras 3D e de simulação e realidade virtual na FITEJ, no Espaço de Ciência e Tecnologia da UFSC, criado para as atividades de extensão UFSC, no prédio HUB, do Ágora Tech Park e no Núcleo de Educação Ambiental Fabio Perini, todos localizados no Perini Business Park.

O programa também incluiu visita ao Ágora Tech Park e ao Centro de Inovação Ágora Hub, que tem como um de seus objetivos difundir a cultura da inovação e do empreendedorismo, a fim de despertar a visão e o interesse daqueles que buscam uma atuação na economia do conhecimento.

“Aprendeu-se que tudo é possível, que até aquele sonho bobo pode se tornar real. Esse passeio fez querer cada vez mais coisas boas e correr atrás dos sonhos. Foi novidade ver que há mais empresas que cuidam tanto da natureza, com a preservação ambiental, com os animais silvestres, além de 100% do esgoto que é tratado no próprio parque. É incrível, não? Esses ensinamentos ficarão na vida do estudante”, afirma Jéssyca Taianara, da Escola Luis Gomes, que visitou o parque em 24 de abril de 2019.

Marcelo Hack, presidente do Perini Business Park, ressalta que a parceria tem como objetivo “despertar a curiosidade do jovem pela pesquisa aplicada e contribuir com a sua conscientização ambiental, estas são diretrizes das nossas ações de investimento social privado porque os pilares da Educação e da Inovação formam a base da economia competitiva”, diz Hack.

O programa de visitas está ligado ao ODS 4, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável capacitar e empoderar os indivíduos por meio da educação. O parque também desenvolve ações e programas relacionados aos ODS 3, 6, 7, 8 11, 12 e 15. Em 2020, as visitas continuam conforme definição do cronograma estabelecido pela Secretaria da Educação de Joinville..

 

 

Sobre o Ágora Tech Park

Mais do que um parque tecnológico, o Ágora Tech Park é um ambiente de, e para, a inovação, com estrutura física projetada para proporcionar a colisão de ideias e oportunidades e a conexão entre academia, governo, empresas e sociedade.

Proporcionar conexão que gere colaboração e compartilhamento de experiências é o propósito do Ágora, um ambiente físico com mais de 140 mil m2 e quase 30 mil m2 de área construída, englobando seu Centro de Inovação – Ágora Hub, e as sedes do Campus Joinville da UFSC e da Conta Azul.

O Ágora Hub é o prédio central. Reúne 32 operações – entre empresas de tecnologia, entidades, operações estruturantes e serviços de apoio – além de espaços de convivência, como locais para descompressão e network, auditório, salas de treinamento e de reunião e praça de alimentação.

 

 

Sobre o Perini Business Park

Com 18 anos de existência, o Perini Business Park é o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul. Instalado no Distrito Industrial de Joinville (SC), num terreno de 2,8 milhões m², destina 720 mil m² a Áreas de Preservação Permanente (APP). Tem mais de 300 mil m² de área construída, com mais de 220 empresas instaladas, por onde circulam diariamente cerca de 10 mil pessoas. Juntas, estas empresas geram uma riqueza anual de R$ 5,2 bilhões, número que corresponde a aproximadamente 21% do PIB de Joinville e 2% do PIB do Estado de Santa Catarina.

 

 

 

Por: Michelle Castro

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *