catolica

Contribuições de egressa em Design de Moda da Católica SC agregam criatividade e estilo em vitrines nacionais e internacionais

Rafaela Marquette (https://www.linkedin.com/in/rafaela-marquette-85771664/) concluiu em 2009 a formação como Bacharel em Design de Moda na unidade de Jaraguá do Sul da Católica de Santa Catarina. Desde então, tem compartilhado seu talento nas vitrines de várias cidades do país e até mesmo no exterior.

 

Contribuições de egressa em Design de Moda da Católica SC agregam criatividade e estilo em vitrines nacionais e internacionais (Foto: Divulgação)
Contribuições de egressa em Design de Moda da Católica SC agregam criatividade e estilo em vitrines nacionais e internacionais (Foto: Divulgação)



“Minha intenção sempre foi seguir uma carreira onde eu pudesse trabalhar com a minha criatividade e, ao mesmo tempo, fazer a diferença no mundo com o meu trabalho. Foi aí que descobri o curso de Design de Moda. Nunca me arrependi de ter feito o curso e seguido essa carreira, nunca pensei em seguir outro caminho”, conta.

Mesmo sendo ainda bem jovem, a egressa já tem um currículo de dar inveja. Com 15 anos de profissão, além da formação técnica e superior de moda, fez cursos de aperfeiçoamento em Londres e outros, ao longo da carreira. Passou em um concurso pelo projeto SCMC (Santa Catarina Moda Contemporânea), onde desenvolveu uma coleção conceito juntamente com a Hering.

Fez estágio na Oceano Surf Co., onde conta que “aprendeu todos os processos industriais para saber executar no desenvolvimento de uma coleção”. Foi estilista na Lilica Ripilica, período no qual desenvolveu coleções e linha decodificais, inclusive para a loja em Milão e para a Pitti Bimbo, feira infantil que ocorre em Florença, na Itália.

E tem mais: a egressa atuou como fashion buyer (estilista compradora) de acessórios das marcas da Marisol. “Pude desenvolver os acessórios e negociar valores e prazos, com foco em resultado. Considero que esse momento da minha carreira foi uma virada de chave, para eu ter uma visão mais ampla do negócio e entender a importância do papel de cada um para a realização de um trabalho”, avalia.

Além disso, Rafaella trabalhou com linha feminino adulto, em empresas como Lezalez e Malwee. Atualmente, a profissional está com foco total na Cortelle, marca feminina na Lojas Renner, onde é responsável pelo desenvolvimento das coleções. “Em parceira com os meus pares de compras e planejamento, definimos a melhor estratégia da marca e, assim, garantimos a melhor coleção com o melhor resultado”, explica.

Com a propriedade de quem já conhece a rotina de grandes marcas do segmento, a egressa compartilha algumas dicas para os interessados na profissão: “É importante sempre colocar o consumidor em primeiro lugar. Afinal estamos ‘prestando um serviço’ com um foco. Mas, também, não deixe que isso torne seu ‘serviço’ óbvio, pois moda é para gerar desejo. A moda não deve ser consumida só por necessidade, mas ser trabalhada para o bem de alguém – seja para atender sua autoestima, seu biotipo, suas crenças, sua rotina profissional, mas sempre de forma sustentável, gerando um consumo consciente. Esse é o nosso papel na moda”.



A formação

O curso de Design de Moda da Católica SC explora áreas como modelagem e costura, estamparia e arte final, fotografia e produção de moda, com espaços específicos para disciplinas optativas que são renovadas à medida que novas áreas vão surgindo no mercado. O bacharelado tem foco nas necessidades regionais e permite ao acadêmico vivenciar experiências reais, nas diferentes áreas de atuação profissional, em parceria com empresas e indústrias parceiras.

A infraestrutura do curso conta com Estúdio Fotográfico e laboratórios de modelagem e costura, informática, estamparia, desenho e de modelos e plástica. As aulas ocorrem na modalidade presencial, no período noturno, na unidade de Jaraguá do Sul. A duração do curso é de três anos e meio.

 

 

Por: Católica SC

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *