Confiança empresarial volta a subir, e pesquisa aponta recordes em alguns indicadores

Índice de Confiança Empresarial Sustentare (Ices) referente ao quarto trimestre de 2018 mostra um salto impressionante de otimismo. Os resultados são expressivos, em nível mais alto desde a criação do Icesc, em 2011.

“O indicador de expectativa para a economia nacional atingiu a marca histórica de 69,31 pontos”, informa o economista responsável pela pesquisa, Ricardo Torres. Este mesmo índice, no período anterior, foi de 47,94.

Euforia após as eleições

O Ices do quarto trimestre fechou em 53,60; no segundo trimestre havia chegado a cair para 46,43, voltando a subir um pouco no terceiro trimestre, quando foi de 50,11. Vários fatores contribuíram para essa elevação.

“Com exceção dos indicadores de custos e de necessidade de investimentos, todos os outros apresentarem resultados positivos. Os indicadores positivos se consolidaram após o período de instabilidade causado pelas eleições e uma euforia tomou lugar”, analisa o economista.

Resultados surpreendentes

“Nesta edição do Ices, alguns indicadores que classicamente são negativos apresentaram resultados surpreendentes: expectativa sobre as taxas de juros, inflação e taxas de câmbio, todos muito positivos, denotando o novo período promissor para o ano de 2019, com maior visibilidade para as decisões empresariais”, acrescenta.

De acordo com o economista, observa-se um otimismo, apesar do cenário internacional adverso, com guerra comercial entre as potências EUA e China e incerteza no Reino Unido, devido ao Brexit.

Mais contratações

“Estes resultados positivos apresentaram ainda uma grande notícia que demonstra a determinação e a credibilidade causadas por esta nova fase do Brasil: as empresas têm a intenção de reforçar os quadros de funcionários, com crescimento acentuado das contratações, sobretudo nos setores industrial e de serviços”, afirma Torres.

ICES 2018

1° Trimestre – 52,40

2° Trimestre – 46,43

3° Trimestre – 50,11

4° Trimestre – 53,60

 

SAIBA MAIS:

Clique aqui e confira o relatório completo do ICES referente ao 4° trimestre.

Mais informações:

www.sustentare.net/ices

 

 

Mais notícias

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *