Comunidade de Joinville é certificada como quilombola

Comunidade de Joinville é certificada como quilombola
Comunidade de Joinville é certificada como quilombola

 

 

A Comunidade Beco do Caminho Curto, localizada no Distrito de Pirabeiraba, foi certificada como quilombola pela Fundação Cultural Palmares, do Governo Federal. A portaria que reconhece essa comunidade de Joinville foi publicada na última sexta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU).

Esta certificação garantirá os direitos, programas e políticas públicas voltadas aos quilombolas. O processo para o reconhecimento iniciou em 2013 e o próximo passo é o pedido de titulação de território junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O Coordenador da Juventude e Promoção da Igualdade Racial, Paulo Junior, da Prefeitura de Joinville, afirma que a Coordenadoria e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) vem acompanhando a comunidade e estão cientes das demandas. “Nosso objetivo é trabalhar também com essa comunidade a questão da identidade e do autorreconhecimento deles enquanto remanescentes quilombolas”, observou.

A Defensoria Pública da União (DPU) auxilia a comunidade com atendimento jurídico e a Universidade da Região de Joinville (Univille) realiza atividades educativas e de cidadania.

 

O que é 

As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *