Companhia Águas de Joinville completa 15 anos

A Companhia Águas de Joinville, empresa pública que presta serviços de água e esgoto na cidade, completa 15 anos em 2 de agosto. A Companhia foi criada em 2005, ano em que a concessão deixou de ser estadual.

 

Companhia Águas de Joinville completa 15 anos
Companhia Águas de Joinville completa 15 anos (Foto: Reprodução/Internet)

 

Em tempos de pandemia, a comemoração será solidária. No mesmo dia de seu aniversário, domingo (2), a Companhia vai organizar um drive thru em sua sede administrativa para arrecadar alimentos a famílias atendidas nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) de Joinville.

A Águas de Joinville possui 463 colaboradores, além dos terceirizados que executam obras, manutenções, leituras de hidrômetro e teleatendimento.

Há 15 anos, a cidade tinha aproximadamente 470 mil habitantes e atualmente tem cerca de 590 mil (estimativa IBGE). Quanto mais moradores, mais desafios para levar água potável de qualidade a todos, sem deixar de lado as obras de manutenção e o avanço das obras de esgotamento sanitário.

Mesmo com o aumento populacional de 25%, a cobertura de esgoto na cidade foi triplicada, passando de 13%, em 2005, para os atuais 40%.

A Águas de Joinville faz a gestão de 13 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), sendo as principais as estações do Jarivatuba, Espinheiros e Profipo. Em 2019, novas redes coletoras foram implantadas na região do Boa Vista e bairros da zona Sul. Hoje, Joinville tem, no total, 553 km de rede de esgoto.

Com investimento de R$80 milhões, foi construída a nova ETE Jarivatuba, unidade que recebe 90% do efluente coletado na cidade. Os principais benefícios são a redução de odores e a capacidade de tratamento triplicada, de 200 para 600 litros por segundo.

Duas Estações de Tratamento de Água (ETAs), do Cubatão e do Piraí, abastecem 99% do município. Além de operar as duas ETAs, a Companhia realiza manutenções e melhorias em sua rede de abastecimento, que hoje tem 2,25 mil km de extensão, em 13 reservatórios e em seu parque de hidrômetros, que somam 155 mil equipamentos.

A Águas de Joinville duplicou a capacidade de tratamento da ETA Cubatão, unidade que atende 75% de Joinville. O reservatório que abastece a região central da cidade, área com grande concentração de estabelecimentos comerciais e de saúde, teve a capacidade de armazenamento ampliada em 2,5 vezes.

O abastecimento da zona Sul foi beneficiada com a instalação da nova adutora da ETA Piraí, em 2014, que substituiu uma tubulação da década de 1950. Em 2019, foi implantada uma nova motobomba na rua Florianópolis, equipamento que melhorou o fornecimento de água para 150 mil moradores da região.

Para garantir a potabilidade da água distribuída, o Laboratório de Controle de Qualidade (LCQ) da Companhia, que possui acreditação na ISO 17025 do Inmetro, realiza mais de 30 mil análises de água por ano em 231 pontos da cidade.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *