Centro de Triagem de Joinville realiza 200 atendimentos por dia

Em Joinville, as pessoas com sintomas gripais, como febre, dificuldades respiratórias, dor de garganta, dor de cabeça, e que possam indicar contaminação pelo coronavírus, podem buscar atendimento no Centro de Triagem instalado na Associação Atlética Tupy (rua Albano Schmidt, 3605 – Boa Vista).

 

 (Foto: Reprodução/Internet)
Centro de Triagem de Joinville realiza 200 atendimentos por dia (Foto: Reprodução/Internet)

 

No local, o usuário é avaliado pela equipe de saúde e, de acordo com suas condições, poderá ser encaminhado para isolamento domiciliar, com atestado médico de 14 dias, para casos compatíveis com a Covid-19; ser submetido ao exame do tipo PCR, para detecção do novo coronavírus; ou encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA ou PA).

De acordo com a coordenadora do Centro de Triagem, Nicoli dos Anjos, atualmente a estrutura realiza cerca de 200 atendimentos por dia.

Mas a orientação é que as pessoas, antes de se dirigirem ao local, busquem informações junto ao Ligue-Saúde, para saberem qual a forma de atendimento mais adequada para a sua situação.

Além disso, no Centro de Triagem são realizados apenas testes do tipo PCR (com análise de material coletado da cavidade nasal) para pacientes que atendem a todos os critérios técnicos estabelecidos.

“É importante frisar para as pessoas que tiveram contato com pacientes de Covid-19, que a principal medida é permanecer em isolamento domiciliar. Não realizamos testes rápidos e também não testamos indivíduos que apenas tiveram contato com outros infectados”, reforça Nicoli.

A equipe do Centro de Triagem de Joinville conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem e técnico de enfermagem. O atendimento no local acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Já o Ligue-Saúde , disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Joinville, oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. As mensagens de texto, áudio ou vídeo podem ser enviadas pelo número 3481-5165.

O Centro de Triagem é uma parceria da Acij, Univille, UniSociesc e Prefeitura de Joinville. A iniciativa visa evitar a superlotação das unidades hospitalares na cidade.

 

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *