catolica

Católica SC realiza 1º Seminário Proesde

Bolsistas do Uniedu apresentarão para a comunidade os projetos desenvolvidos em prol de melhorias de escolas de ensino médio de Jaraguá do Sul e de Joinville

A Católica de Santa Catarina realizará no sábado, 21 de novembro, às 9h, o 1º Seminário Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional). Durante o evento, os acadêmicos contemplados pelo Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) – Proesde Desenvolvimento 2020.1 apresentarão para a comunidade os projetos de desenvolvimento regional realizados, que são uma das ações necessárias para a conquista e manutenção da bolsa.

Haverá transmissão digital e simultânea do seminário via canal do Youtube do Centro Universitário (https://youtu.be/4f51YfJfQT4). “A população pode, e deve, ter conhecimento sobre o tipo de recurso do Estado que é investido em prol do desenvolvimento educacional regional. Queremos compartilhar com todos as perspectivas de melhorias contínuas na região”, afirma Carine Santos, coordenadora do Proesde Desenvolvimento da Católica SC.

Neste ano, a temática do Proesde Desenvolvimento é “Contribuições Multidisciplinares no Ambiente Escolar – o Olhar do Futuro Profissional”, com foco na infraestrutura de escolas de ensino médio. Em Jaraguá do Sul, o campo de estudos dos acadêmicos da Católica SC foi a Escola de Educação Básica Julius Karsten e em Joinville, a Escola de Educação Básica Presidente Médici. “Além de contar com o subsídio financeiro para fazer a graduação, os acadêmicos bolsistas tiveram as oportunidades de acumular conhecimentos para a futura profissão e de intervir no contexto regional”, avalia Carine.

 

O Proesde

Regulamentado pela portaria 2696/SED/2019, o Proesde Desenvolvimento é um curso de extensão composto por atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação do cidadão. Permite ao estudante intervir nas políticas públicas, mediante a articulação entre a formação acadêmica e o desenvolvimento socioeconômico da região.

 

O Uniedu

O Uniedu é um programa do Governo do Estado de Santa Catarina que concede bolsas de estudo, de pesquisa e de extensão para o pagamento total ou parcial das mensalidades dos estudantes com baixa renda. O estudante deve estar regularmente matriculado nos cursos de graduação das instituições de ensino superior cadastradas na Secretaria de Estado da Educação.

O valor do benefício é escalonado de acordo com o Índice de Carência. A bolsa de estudo é limitada a dois salários mínimos vigentes no mês de dezembro do ano anterior. Já a de pesquisa e extensão, a um salário mínimo.

A participação no programa possibilita auxílio financeiro a uma parcela da população que não teria condições de arcar com os custos do ensino superior. Como contrapartida pelo recebimento das bolsas, o bolsista participa de programas e projetos sociais com visão educativa e devolve para a comunidade, em forma de ações e serviços, o recurso aplicado por meio das bolsas de estudo e pesquisa.

Requisitos para participar do Uniedu

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação.
• Não ter diploma de curso superior de graduação, exceto licenciatura curta.
• Estar cadastrado/recadastrado no Uniedu e preencher o cadastro de solicitação de Bolsa de Estudo/ Pesquisa/ Extensão/ Proesde Uniedu, ou atualizar o cadastro via http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/graduacao/estudantes/cadastramento
• Entregar toda a documentação comprobatória das informações declaradas no cadastro, conforme o edital da Católica SC (https://bit.ly/BolsasFinanciamentos_csc), por meio de upload de documentos no site do Governo do Estado.
• Comprovar a situação sócio econômica por meio dos documentos entregues, conforme Índice de Carência (IC), calculado pelo Sistema de Cadastro do Uniedu, de acordo com as informações preenchidas pelo candidato à bolsa no sistema do Uniedu.
• Comprovar residência mínima de dois anos em Santa Catarina.
• Manter atualizado mensalmente os dados cadastrais no sistema Uniedu.
• Ter frequência no curso/participação nas agendas no caso do EAD e 100% de aproveitamento nas disciplinas cursadas, pois o bolsista não poderá reprovar.
• Comprovar o cumprimento das 20 horas de serviço em programas e projetos sociais, conforme legislação vigente para bolsas de estudo. No caso de bolsa de pesquisa ou extensão, realizar o projeto proposto e entregar a cada semestre documento comprobatório.
• Comprovar a participação no desenvolvimento de projeto de pesquisa por meio de relatório de pesquisa, no caso de recebimento de bolsa de pesquisa.
• Comprovar aprovação nas disciplinas cursadas no semestre anterior, por meio de boletim semestral, no caso do acadêmico ter recebido a bolsa no período anterior.
• Os acadêmicos do Proesde devem ter frequência em todas as aulas do curso de extensão e participar de todas as atividades propostas, inclusive a construção do trabalho final a ser entregue para a SED (Secretaria de Estado da Educação).
• Em caso de abandono do curso ou desistência, o bolsista precisará efetuar a restituição à SED do valor recebido dentro do semestre.
• O não cumprimento da contrapartida legal para o recebimento da bolsa gerará processo administrativo para devolução de valores recebidos.

 

 

 

Por: Michelle Castro

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *