Campanha de Vacinação contra a Gripe tem início em Joinville

Na manhã desta segunda-feira (12), Gabrielle Gasparine Correa, mãe do pequeno Murilo, de ano e onze meses, procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Bucarein e foi uma das primeiras a garantir a imunização do filho contra a gripe, na Campanha de Vacinação deste ano.

 

Campanha de Vacinação contra a Gripe tem início em Joinville
Campanha de Vacinação contra a Gripe tem início em Joinville (Foto: Divulgação)

 

“Quanto antes a gente puder prevenir é melhor, porque garante que eles não fiquem gripados”, explica Gabrielle, que afirma estar sempre atenta para manter a carteira de vacinação dos filhos em dia.

Nesta primeira etapa, o público alvo contempla crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, gestantes e mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias (puérperas). Os profissionais da saúde serão imunizados em um segundo momento, ainda dentro da primeira etapa.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou hoje. Em Joinville, todas as UBSFs e a Sala de Vacinação da Vigilância em Saúde estão aplicando as doses. O endereço e o horário de funcionamento das unidades estão disponíveis no site da prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville).

“Todo ano é feito um levantamento sobre os vírus que mais circulam e a vacina é reformulada. Além disso, a dose estimula o nosso sistema imunológico”, explica a enfermeira Fabiana Fernandes de Almeida, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Joinville.

Joinville vai seguir o calendário de imunização definido pelo Ministério da Saúde. Na segunda etapa, recebem a vacina pessoas com 60 anos ou mais e professores. E para concluir a campanha, o último grupo a ser vacinado inclui as pessoas com deficiência, portadores de comorbidades, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores do sistema prisional, jovens sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacinação é realizada paralelamente à da Covid-19. Por isso, quem faz parte dos dois grupos prioritários deve respeitar o período de 14 dias entre uma vacina e outra.

Para receber a dose contra o coronavírus em Joinville é necessário fazer o agendamento no site da prefeitura, conforme o público alvo a ser vacinado. Já a imunização contra a gripe é por demanda espontânea. Ou seja, quem faz parte do grupo prioritário precisa apenas procurar uma Unidade de Saúde para receber o imunizante.

 

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *