bolsas_estudo

Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional celebra quatro anos de atuação em Joinville

Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional celebra quatro anos de atuação em Joinville
Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional celebra quatro anos de atuação em Joinville

 

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) celebrou quatro anos de atuação, neste dia 18 de fevereiro, e reuniu seus integrantes para a primeira reunião de 2019. O café de acolhimento foi promovido na sede da coordenação, na rua Urussanga, 554.

Entre as conquistas até aqui, está a implantação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, em 2017. A coordenadora da Área de Segurança Alimentar e Nutricional, Edina Acordi, relatou que um das metas para este ano é a implantação do Banco de Alimentos, com o papel de receber alimentos em condições de consumo, mas que seriam descartados, e destiná-los para doação.

Com a responsabilidade técnica de articular e propor ações, a Câmara atua estruturada em três comitês: Comitê do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Comitê de Comercialização de Alimentos nas Escolas, e Comitê do Banco de Alimentos. Éformada por representantes da Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria da Saúde (SES), Secretaria de Educação (SED), Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), com participação da Secretaria de Esportes (Sesporte).

O secretário da SAS, Vagner Ferreira de Oliveira, também presidente da Caisan, considera os desafios a serem superados neste ano. Em nível federal, o Ministério da Cidadania tomou lugar do Ministério do Desenvolvimento Social, tendo sido extinto o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea).

“Me apaixonei por esta câmara, que executa uma política tão bonita, de prevenção e cuidados com a saúde, por meio de uma equipe extremamente dedicada. Portanto, estamos buscando soluções junto ao governo federal para a continuidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Estamos consolidados no município e executamos a política alimentar com excelência”, destacou Vagner.

A Caisan se reúne a cada dois meses, em reuniões descentralizadas entre as secretarias participantes.

 

Mais notícias

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *