Câmara de Joinville discute acolhimento a parentes de vítimas de homicídio

A Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Joinville, presidida pelo vereador Richard Harrison (MDB), discute nesta terça-feira (28), em reunião virtual, novas formas de acolhimento a pessoas que sofreram tentativas de homicídio e parentes de vítimas de homicídio.

 

Câmara de Joinville discute acolhimento a parentes de vítimas de homicídio
Câmara de Joinville discute acolhimento a parentes de vítimas de homicídio

 

Coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado) em Joinville, o promotor Ricardo Paladino irá apresentar um projeto que está sendo desenvolvido a partir de experiências obtidas no norte do estado de Navarra, na Espanha.

“Os baixos índices de violência urbana nessa região revelam o acerto na ideia de integrar as vítimas de crimes nos projetos de segurança pública”, afirma Paladino, que também explica o principal objetivo da proposta.

“A ideia é de que o poder público, por meio de vários órgãos integrados, forneça o apoio necessário para a reestruturação das famílias, assegurando a preservação de seus direitos humanos fundamentais”, complementa o promotor.

O projeto foi muito bem recebido pelo vereador Richard Harrison. Ele destacou a importância da participação das vítimas na elaboração das formas de abordagem que o Estado deve oferecer a quem sofre desse tipo de violência.

“Esse trabalho em volta de uma estrutura que possa beneficiar as vítimas da violência, a exemplo de locais onde já têm dado certo, vem reduzindo (os índices) de forma significativa”, aponta Richard. O vereador citou também que, com esse tipo de ação, o Estado poderia equiparar ações destinadas às vítimas aos mecanismos de defesa já existentes para quem comete o delito.

Também foram convidados representantes da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, Polícia Militar e Polícia Civil.

O encontro da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública será às 14h desta terça-feira, por meio de reunião virtual que pode ser acompanhada pelo endereço www.youtube.com/cvjtv.

 

 

 

 

Por: Gabinete Vereador Richard Harrison

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *