Bombeiros Voluntários celebram o advento de Natal

O coro da Escola de Música Arte Maior levará 80 vozes para momento de confraternização na corporação

Os bombeiros voluntários de Joinville mantêm a tradição de celebrar o advento do Natal, período da liturgia cristã de preparação para a festa do nascimento de Jesus Cristo. Neste ano a confraternização entre bombeiros, familiares, diretoria e vizinhos da corporação será no dia 11 de dezembro a partir das 19h30. A atração será o coro, com instrumentos e vozes, da Escola de Música Arte Maior.

O resgate da tradição de celebrar o Natal na corporação e promover a confraternização entre os bombeiros se deu em 2017, ano da comemoração dos 125 anos de fundação da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Na primeira edição se apresentou o Coro da Paz, da Igreja Evangélica Luterana; no ano passado o evento teve a participação de dois grupos, o da Sociedade Cultural Lírica e o da Apóstolos Martin Luther, da Comunidade Luterana.

“O advento é um período de agradecimentos. Promovemos um momento especial para os bombeiros, que dedicam todos os dias as suas vidas para ajudar o próximo, e para a comunidade, que ajuda a manter a instituição”, diz a vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários e coordenadora de projetos, Dolores Carolina Tomaselli. “Esse é o verdadeiro sentimento do Natal: a união, a fé e a renovação da esperança”.

O coral da Escola de Música Arte Maior vai se apresentar com 80 integrantes, regidos pela diretora e professora Katia Siqueira. Após as apresentações de canto haverá homenagens e entrega de certificado aos integrantes do Projeto de Música do Corpo de Bombeiros com cinco e 10 anos de participação.

Memória

Também na celebração do advento será realizada a apresentação do livro “Mário Krüger – Uma vida dedicada ao desenvolvimento do setor Metalúrgico Catarinense”, da jornalista e escritora Maria Cristina Dias. A obra conta a história do metalurgista e diretor Técnico da Associação Brasileira de Fundição (Abifa) que foi uma referência para o setor de fundição de Santa Catarina e do País nas últimas seis décadas, e também presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville por sete anos. O livro estará à venda por R$ 25,00 e toda renda será revertida para a corporação.


Sobre o CBVJ
— Fundado em 1892 por imigrantes alemães que colonizaram Joinville, é a mais antiga instituição do gênero no país. Possui 1.700 colaboradores entre bombeiros, mirins e aspirantes, instrumentistas do Projeto de Música, vistoriadores, pessoal de apoio administrativo e operacional, além de brigadistas das empresas (somente 10% são remunerados). Em 2018 atendeu 6.413 ocorrências e prestou 159,4 mil horas de serviço voluntário.

Sobre o Coral da Escola de Música Arte Maior — Criado em 2014, conta com conta com 160 vozes que fazem apresentações por Joinville e outras cidades. Regido por Katia Siqueira, há cinco anos é responsável por abrilhantar o Natal da Sociedade Harmonia Lyra com apresentações temáticas interna e na sacada. Nos meses de novembro e dezembro, faz mais de 20 apresentações natalinas em lar de idosos, lares infantis, hospitais.


SERVIÇO
O quê
: Celebração do  Advento de Natal nos Bombeiros
Atração: Coral da Escola de Música Arte Maior
Quando: quarta, dia 11, a partir das 19h30
Onde: Unidade Central do CBVJ (rua Jaguaruna, 13, Centro)

 

 


Por: Lorení Franck

Crédito da foto: Divulgação/CBVJ

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *