catolica

Biomedicina é uma área com muito potencial e campo de atuação afirma Egresso da Católica SC

Diego Valdrich (https://www.linkedin.com/in/diego-valdrich-511930151/) começou sua vida acadêmica pelo curso de Filosofia. “Lendo sobre bioética, deparei-me com o termo ‘biomédico’ e busquei saber do que se tratava aquele profissional. Fiquei surpreso ao ver a plasticidade da sua formação e da sua atuação”, conta.

 

Biomedicina é uma área com muito potencial e campo de atuação afirma Egresso da Católica SC (Foto: Divulgação)
Biomedicina é uma área com muito potencial e campo de atuação afirma Egresso da Católica SC (Foto: Divulgação)

 

Ao terminar a graduação, optou por estudar também Biomedicina. Em 2019, concluiu a formação pela unidade de Joinville da Católica de Santa Catarina. “Foram de grande valia os PACs (projetos de aprendizagem colaborativa), que nos permitiram integrar o conhecimento das diversas disciplinas e articulá-los com a vivência prática da medicina diagnóstica. Igualmente, os estágios curriculares em empresas parceiras nos ajudaram na vivência da profissão e nas escolhas futuras. Particularmente, pude oferecer monitoria voluntária aos colegas de curso, permitindo a partilha dos conhecimentos e experiências, e participei de um processo seletivo municipal, no qual obtive a primeira colocação ainda no penúltimo período do curso”, conta.

Atualmente, o biomédico é analista clínico da rede de saúde integrada Dasa. “Essa é apenas uma daquelas muitas possibilidades de atuação do biomédico. É uma rotina desafiadora e muito gratificante, pois nos leva a dar o nosso máximo em prol do bem-estar do paciente. Como a profissão de biomédico é relativamente nova, há muito que se conquistar e solidificar na sua atuação, mas já é nítido o crescente reconhecimento que temos como profissional de análises clínicas. O crescente avanço das tecnologias da medicina diagnóstica exige profissionais sempre mais habilitados e capacitados para atuar no diagnóstico e tratamento dos pacientes”, afirma.

 

A formação

A Católica SC oferece um bacharelado em Biomedicina especializado em análises clínicas. As disciplinas são estruturadas nas áreas de ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais e da biomedicina. Por meio delas, ocorre a capacitação para exercer atividades referentes as análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas em bancos de sangue, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia, análise por imagem e ações em programas de promoção, manutenção, prevenção e proteção da saúde.

O curso é pautado na demanda da região e oferece oportunidades para que o acadêmico tenha uma formação completa. É possível realizar, além das disciplinas obrigatórias, outras disciplinas de interesse optativas; participar de projetos comunitários; desenvolver projetos de pesquisa por meio da iniciação científica ou mesmo no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); participar do Projeto de Aprendizagem Colaborativa (PAC), entre outras atividades complementares extracurriculares.

Ao se formar, o acadêmico terá adiante um amplo mercado de trabalho. Há a possibilidade de atuação em laboratórios de análises clínicas, de apoio à reprodução humana, bancos de sangue, biologia molecular; laboratórios de análises ambientais, físico-químicas e análises bromatológicas; unidades de diagnóstico por imagens, de medicina nuclear; pesquisa técnico-científica; indústria de alimentos; serviços de vigilância e epidemiologia e sanitária; e estética.

 

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *