Assistência Social realiza dia D do projeto Nosso Bairro Limpo no Paranaguarmirim

Assistência Social realiza dia D do projeto Nosso Bairro Limpo no Paranaguarmirim
Assistência Social realiza dia D do projeto Nosso Bairro Limpo no Paranaguarmirim

 

 

Uma semana de mobilização com atividades educativas, de conscientização e ações de limpeza no bairro. Esta é a programação promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Paranaguamirim, por meio da Rede de Articulação, para o projeto Nosso Bairro Limpo. O dia D de limpeza e conscientização do projeto acontece neste sábado (1/06), das 8 às 12 horas.

Depois de discutirem os problemas com o lixo encontrados no bairro, a Rede de Articulação do Cras do Paranaguamirim criou o projeto Nosso Bairro Limpo. Segundo Cleiton Barbosa, coordenador do Cras, existe muito lixo descartado em terrenos baldios e valas no bairro e o objetivo é conscientizar sobre a destinação correta dos resíduos.

“Queremos atingir toda a família. Trabalhar nas crianças e adolescentes o sentimento de pertencer ao bairro e perceber que o lixo está no lugar errado, que o bairro pertence a nós e que o governo não é o responsável”, destaca Barbosa.

No sábado, a equipe da Rede de Articulação, composta por lideranças do bairro e usuários do Cras, acompanhada por uma equipe da empresa de limpeza urbana Ambiental, farão um trabalho de conscientização, através da distribuição de folhetos informativos sobre a destinação correta do lixo, e de recolha de resíduos depositados em locais impróprios.

Para a ação, serão usados sacos de lixo e informativos doados pela Ambiental, além de uma cartilha de divulgação sobre os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypt, cedidos pela Secretaria da Saúde (SES). O lixo recolhido será armazenado nas caçambas disponibilizadas pela empresa Medeiros para descarte de resíduos específicos (uma para cada material, como madeira e restos de construção).

 

Semana de mobilização 

A programação da semana de mobilização do projeto iniciou na segunda-feira, com a visita do teatro de fantoches Nosso Bairro Limpo, apresentado pela equipe do Projeto Chama, a dois CEIs do bairro. Uma personagem levou às crianças o conhecimento sobre o destino correto do lixo. O Projeto Chama realiza cursos, atividades culturais e ações sociais na região.

A equipe do Cras recebeu um treinamento oferecido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) sobre a destinação correta de resíduos. “O projeto Nosso Bairro Limpo, em parceira com a empresa Reset, também vai disponibilizar pontos fixos de coleta de lixo eletrônico em três escolas do bairro”, informa Barbosa.

Ações de conscientização são realizadas também em igrejas e outras organizações na comunidade. A ação no Cras do Paranaguamirim recebe apoio de outros programas da Secretaria de Assistência Social (SAS), como o Projeto Assistência Social Itinerante Municipal (Assim). O Nosso Bairro Limpo conta com a parceria das Secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Secretaria de Educação (SED) e Secretaria da Saúde (SES).

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *