bolsas_estudo

As prioridades da nova diretoria da CDL de Joinville, empossada nesta segunda-feira

A nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville foi empossada oficialmente nesta segunda-feira (11/3), em evento que lotou a Sociedade Harmonia Lyra.

Estiveram presentes autoridades como o prefeito Udo Döhler, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), Ivan Tauffer, o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, os deputados federais Rodrigo Coelho e Darci de Matos, os deputados estaduais Fernando Krelling e Sargento Lima, o secretário de Articulação Internacional, Derian Campos, que representou o governador Carlos Moises, e dona Ivete Silveira, representante do senador Jorginho Mello, entre várias outras lideranças políticas e empresariais do município, do Estado e do País.

Um dos pontos altos da noite foi a entrega do título Mérito Lojista para o empresário Tirone Meier, a Fundação Pró-Rim e a cooperativa de crédito Sicredi pelas relevantes ações realizadas no município.

 

 

Cerimônia de posse ocorreu na Sociedade Harmonia Lyra
Cerimônia de posse ocorreu na Sociedade Harmonia Lyra

 

O empresário José Manoel Ramos recebeu o cargo de presidente da CDL de Joinville de Frederico Cardoso dos Santos (Fredy), que comandou a entidade entre 2017 e 2018. O diploma de presidente da CDL gestão 2019/2020 foi entregue pelo presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer. Fredy ganhou de presente uma obra de arte do artista Fábio Pantoni.

 

 

José Manoel Ramos: as bandeiras da atual gestão

 

Estacionamento rotativo
Em seu discurso, José Manoel Ramos destacou os principais desafios de sua gestão. O retorno do estacionamento rotativo encabeça a lista. “Eu quero parabenizar o prefeito, por ter entendido esta nossa necessidade. Também agradeço à Câmara de Vereadores, que, em sua maioria, compreendeu a importância deste serviço para a cidade de Joinville. Conclamo aos vereadores que ainda não se conscientizaram disso para que reflitam um pouco mais sobre esta urgência”, pediu o dirigente lojista.

Combate à pirataria
Outra bandeira da nova diretoria é o combate à pirataria, ao contrabando, ao comércio ilegal e à informalidade, que fazem com que o governo federal perca 130 bilhões de reais por ano em arrecadação, segundo o Fórum Nacional de Combate à Pirataria. “Pior ainda: esses produtos são vendidos em espaços públicos, muitas vezes à vista de autoridades”, destacou.

BR-280, Serra Dona Francisca e contorno ferroviário
Na infraestrutura da região, José Manoel Ramos afirmou que é preciso unir ainda mais forças no Conselho das Entidades para que a BR-280 seja duplicada e a Serra Dona Francisca receba as melhorias que tanto precisa. Ele também chamou a atenção para a urgência do contorno ferroviário de Joinville. “A região Sul de nossa cidade sofre com a passagem diária de trens que cruzam centenas de ruas, parando completamente o trânsito, causando prejuízo e perigo às pessoas”, enfatizou José Manoel Ramos.

Parcerias e nova sede
O novo presidente da CDL disse ainda que a diretoria vai buscar parcerias com escolas e universidades para que os pequenos e médios lojistas possam ter acesso a melhorias constantes, à tecnologia e à inovação. “Cito um exemplo de parceria bem adiantada com o Senac, que está propondo uma grade de cursos para o varejo e de forma facilitada aos lojistas associados da CDL”. O empresário lançou um desafio, que é a construção da nova sede da entidade. “Já estamos com estudos bem adiantados”, afirmou.

 

 

Fredy: momento de renovação

 

O empresário Frederico Cardoso dos Santos, que entregou o cargo a José Manoel Ramos, disse que estar à frente da entidade é uma grande responsabilidade e um desafio. “É representar toda uma classe de empreendedores que trabalham em Joinville e buscam desenvolver seus negócios com qualidade e eficiência, e contam com a entidade para terem vantagens competitivas, proteção, segurança e representatividade”.

Ele lembrou que o comércio tem fundamental importância na economia da cidade, do Estado e da União, gerando empregos, renda, receitas e também outras atividades. “Para mantermos nosso setor aquecido precisamos de nossos representantes políticos e do trabalho conjunto em pautas que são importantes não apenas para o comércio, como também para Joinville. Disso depende o sucesso da maioria de nossas pautas. Disso depende um comércio cada vez mais forte e organizado, que impacta positivamente na economia local”, afirmou em seu discurso de despedida.

O ex-presidente lembrou que “é preciso sempre buscar novas soluções, novas possibilidades, reinventar, construir ideias e ações acima da nossa visão comum e contribuir com o desenvolvimento dos negócios e da sociedade em que vivemos”.

O empresário destacou o atual momento de renovação do País, “que permite a oxigenação de pensamento, de atuação e condução das atividades, salutar para o bom funcionamento das instituições governamentais e também das empresarias”. Seguindo o atual cenário, a diretoria empossada tem seu quadro de pessoas renovado em mais de 50%, “combinando a experiência de antigos diretores da casa com a ascensão de novas lideranças”.

Fredy desejou que a nova diretoria continue bem representando o comércio de Joinville, persistindo na busca de soluções para os desafios e dificuldades do setor, mirando o futuro e se reinventando sempre.

 

 

Ivan Tauffer: força das CDLs

 

O presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, afirmou que nos 18 anos em que atua como dirigente da Federação já foi a dezenas de posse de presidentes da CDL. “Nunca se tornará uma solenidade de rotina. Sempre percebo a renovação da causa lojista e do espírito sociativista. Sinto a força das cidades onde existe a CDL”, afirmou.

Ele destacou sentir o vigor daqueles que constroem a CDL do município mais populoso do Estado. “E isso é muito importante, pois é uma cidade de muitas e fortes entidades de classe. Joinville é uma cidade que pulsa, é inovadora, empreendedora em seus 168 anos completados em 9 de março. Joinville é a imagem de Santa Catarina e do Brasil que desejamos conseguir, com uma economia forte, uma população com poder aquisitivo e oportunidades”.

O varejo, segundo ele, tem papel importante nesta conjuntura, pois é quase sempre a porta de entrada para o primeiro emprego dos jovens. Acrescentou que varejo e serviços andam de mãos dadas, e estamos nos reinventando cada vez mais. “Não podemos ficar atrás. Zeca (José Manoel Ramos) tem a missão de prosseguir com a representação de qualidade desde que esta entidade foi criada, em 24 de setembro de 1965. Nossa entrega em favor dos associados e da sociedade é que nos fortalece”.

Ivan Tauffer fez um convite aos presentes na solenidade de posse: que Joinville participe em peso da 48ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, marcada para maio na Expoville.

 

 

Udo Döhler: cidade que trabalha

 

O prefeito Udo Döhler falou da representação bastante intensa presente na solenidade e destacou a proximidade cada vez maior dos setores público e privado.

“Todos que aqui se encontram são apaixonados pelo trabalho. Esta é a cidade de Joinville. Que acorda cedo, dorme tarde e trabalha fortemente durante o dia inteiro. Por isso se destaca no Estado e no Brasil como a terceira cidade mais importante da região Sul. Joinville quer ajudar o Estado de Santa Catarina para que ele consiga ficar cada vez mais forte. Este é o nosso compromisso”, afirmou.

O prefeito parabenizou Frederico Cardoso dos Santos e José Manoel Ramos pela contribuição que vêm dando a Joinville. “Desde que assumimos a Prefeitura, a CDL tem sido uma parceira incansável. Estamos juntos, por exemplo, para combater a pirataria. Quem sabe o governo do Estado possa também dar sua contribuição para evitar esta evasão fiscal”, sugeriu Udo.

Ele afirmou que gostaria de assinar nesta noite o decreto tão aguardado do retorno estacionamento rotativo. “Mas temos de esperar mais alguns dias pela Câmara de Vereadores, para que revogue a atual lei e eu possa assinar o decreto, dando, assim, essa importante contribuição aos lojistas de nossa cidade”.

O prefeito também falou sobre o projeto da Prefeitura que pretende dar nova vida à área central de Joinville.  “Já mostramos o esboço para que o Centro funcione à noite e fique cada vez mais distante dos desocupados e daqueles que colocam em risco a convivência”, adiantou.

 

Mérito Lojista

Durante a solenidade de posse da nova diretoria, a CDL fez a entrega do título “Mérito Lojista” ao empresário Tirone Meier (Colchões Center), à Fundação Pró-Rim e ao Sicredi pela contribuição à cidade de Joinville.

 

Pró-Rim

 

 

A Fundação Pró-Rim foi criada em 1987 pelos médicos nefrologistas Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho com o propósito de oferecer um tratamento mais digno e humanizado aos pacientes renais. Ao longo da sua história, firmou sólida e fundamental parceria com a comunidade.

Com a missão de salvar vidas, a Fundação Pró-Rim é uma instituição filantrópica de caráter privado pioneira em transplantes renais e hemodiálise. Nasceu em Joinville e expandiu suas unidades para importantes cidades catarinenses e do País. Hoje atende a pacientes renais crônicos de todo o Brasil.

A Pró-Rim atende à quase totalidade de seus pacientes renais crônicos pelo Sistema Único de Saúde. Já foram realizados mais de 1.650 transplantes, e, anualmente, mais de 90 mil sessões de hemodiálise. Atualmente, mais de 1.000 pacientes renais são tratados e acompanhados na Pró-Rim. Em 2017, a fundação recebeu o selo de qualidade que certifica a segurança do tratamento prestado ao paciente renal.

“Temos parcerias sólidas, fomos abraçados pela comunidade”, agradeceu dr. Hercílio A. Luz Filho, um dos médicos-fundadores da Fundação Pró-Rim em seu discurso.

 

 

Sicredi

 

 

A cooperativa de crédito Sicredi foi fundada na década de 1990 para atender a empresas de micro e pequeno portes, que tinham muitas dificuldades de acesso a produtos e serviços financeiros. O primeiro grupo era formado por 20 pessoas.

Hoje a Sicredi Norte Santa Catarina é uma empresa regional, passou dos limites do município e os sócios já não apenas microempresários. São também empresas que competem num mercado global, precisam de produtos, serviços e, principalmente, de equipes que lhes deem, além de atendimento, uma assessoria financeira de qualidade.

A Sicredi é diferente e atua num mercado diferente. Seus concorrentes são grandes corporações nacionais e internacionais. As respostas precisam ser urgentes, pois a ação do Sicredi pode determinar a continuidade de um empreendimento, de um sonho. O desafio é vencer os medos e continuar crescendo.

Hoje, na região Norte de Santa Catarina, o 30.625 associados e 14 agências, com a inauguração de mais quatro prevista para 2019.  Os números demonstram a solidez do Sicredi: R$ 524.006 milhões em recursos administrados, R$ 366.677 milhões em operações de crédito e um patrimônio líquido de R$ 94.842 milhões. Em 2018, o resultado alcançou R$ 26.242 milhões.

“Temos a honra de atender a mais de 30 mil empreendedores na região. O nosso diferencial está no atendimento. Buscamos sempre a melhoria e a qualidade para a nossa sociedade”, afirmou o presidente do Sicredi Norte SC, Nilton Floriano.

 

 

Tirone Meier

 

Nascido em Joinville, Tirone Meier, de 72 anos, começou a trabalhar aos nove anos, ajudando a mãe na bombonière do Cine Palácio. Foi projecionista do cinema, trabalhou em escritório de advocacia, atuou na área de vendas nas empresas Fábrica de Móveis Cimo S.A. e Companhia Antarctica Paulista e se aposentou na Companhia Hansen Industrial (hoje Tubos e Conexões Tigre).

Formado em administração de empresas, em 1987 o empresário fundou a Colchões Center Ltda. Hoje tem cinco lojas em Joinville e uma em Jaraguá do Sul. Ele administra as empresas com a esposa Malve Meier e os filhos Anderson e Alessandro. Tirone Meier, que integra o Conselho de SPC da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, já participou ativamente de outras entidades. Seu empreendedorismo e associativismo são reconhecidos pela sociedade joinvilense.

“Sempre tive paixão pelo estudo, pela leitura e pelo trabalho; isso me salvou”, afirmou Tirone Meier, ao receber a honraria.

 

DIRETORIA DA CDL PARA A GESTÃO 2019/2020

 

 

Presidente – JOSÉ MANOEL RAMOS

Vice-Presidente Financeiro – DARLAN FERMIANO CÂNDIDO

Vice-Presidente de Serviço de Proteção ao Crédito – CARLOS ANTÔNIO GRENDENE

Vice-Presidente Administrativo e de Patrimônio – PAULO HERMES

Vice-Presidente de Treinamento e Desenvolvimento Profissional – WILLIAN KOKURA POFFO

Vice-Presidente de Marketing e Eventos – MARCOS BITTENCOURT

Vice-Presidente de Câmaras Setoriais – EDUARDO MAFRA.

Vice-presidente da CDL Jovem – WILLIAM ESCHER

Diretor Superintendente – JORGE DOMINGUES

 

Conselho Superior
JOSÉ RAULINO ESBITESKOSKI

MANFREDO EVALDO TRAUER

RUBENS MOURA

 

Conselho de SPC
JULITA MICHELS

JOÃO BATISTA STEFFEN

TIRONE MEIER

 

Conselho Fiscal

OSNILDO DE SOUZA

GERSON ALECIO STROSSI

MARLI SILVA AVANCINI

 

 

Mais notícias

 

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *