Artigo do presidente da ACIJ: Sinalizações positivas na economia

Confira artigo do presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, publicado nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro, na primeira edição do jornal digital do Grupo ND para Joinville.

Cautela, expectativa, esperança e, acima de tudo, trabalho e confiança são algumas expressões que representam o sentimento do setor produtivo de Joinville nesta reta final de um ano cheio de desafios, aprendizados, superações e realizações.

 

Artigo do presidente da ACIJ: Sinalizações positivas na economia (Foto: Divulgação)
Artigo do presidente da ACIJ: Sinalizações positivas na economia (Foto: Divulgação)

 

De um lado, acompanhamos com apreensão os casos de contaminação e de mortes causadas pela pandemia. Para contribuirmos mais uma vez com o poder público na gestão da crise sanitária, reforçamos aos nossos associados a importância de mantermos o rigor nos protocolos de segurança à saúde e à vida no ambiente de trabalho. E apelamos aos empresários e aos colaboradores para que mantenham em suas vidas pessoais os mesmos cuidados adotados nas atividades profissionais.

De outro lado, acompanhamos com expectativa e esperança indicadores econômicos e sinalizações de diferentes áreas. Como o Índice de Confiança do Empresário Industrial medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), que alcançou 62,9 pontos em novembro. Desde agosto este indicador se mantém acima dos 50 pontos e se aproxima do pico pré-pandemia (64,7 pontos, em fevereiro).

No âmbito estadual, este parâmetro é ainda melhor. Em novembro, o Índice de Confiança Industrial da FIESC alcançou 66,5 pontos. No mesmo mês, o levantamento indica uma intenção de investimento na indústria na ordem de 74 pontos. Em escalas que vão de 0 a 100, números acima de 50 já são analisados como expectativa positiva.

Os dados mais recentes do CAGED também são promissores. Joinville registrou em outubro o quinto mês seguido de saldo positivo no emprego. O acumulado no ano já recuperou as perdas dos primeiros meses de pandemia e superou a marca de 4.300 de saldo positivo.

Em live que marcou o encerramento das reuniões ordinárias da ACIJ em 2020, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, traçou um cenário de confiança do Governo Federal em investimentos privados na área, a partir da estratégia de juro baixo, concessões e parcerias.

Informações com as compartilhadas neste texto estimulam e dão mais confiança ao setor produtivo para continuar gerando emprego, renda e tributos e, assim, ajudar a fazer girar com velocidade o círculo virtuoso da economia.

 

 

Por: ACIJ

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *