Arquivo Histórico de Joinville oferece visitas guiadas nesta semana

Arquivo Histórico de Joinville oferece visitas guiadas nesta semana
Arquivo Histórico de Joinville oferece visitas guiadas nesta semana

 

 

Na Semana Nacional de Arquivos, marcada por eventos em todo Brasil de 3 a 9 de junho, o Arquivo Histórico de Joinville abre suas portas para uma programação especial que oferece visitas guiadas e palestra sobre “Legislação Arquivística e Gestão de Documentos do Município de Joinville”.

As visitas guiadas começaram nesta terça-feira (4), onde os visitantes podem conhecer as dependências do Arquivo, o acervo, o trabalho dos profissionais e documentos datados desde meados do século passado, quando um projeto de colonização alemã efetivado em 1851 deu origem à cidade de Joinville.

As visitas são realizadas em grupos de até 15 pessoas. Começaram às 14 horas de terça-feira, se repete nesta quarta-feira (5), às 12 horas e fecha a programação na quinta-feira (6), às 14 horas.

No primeiro dia, o grupo de visitantes foi monitorado pela historiadora Maria Judite Pavesi, que mostrou documentos clássicos como o primeiro mapa do território que posteriormente deu origem à cidade de Joinville. O documento é datado de 1846, cinco anos antes da chegada dos primeiros imigrantes e foi elaborado por Jerônimo Coelho e representava o território demarcado como dote de casamento da princesa D. Francisca, filha do imperador Dom Pedro 1º.

Os interessados em participar deverão se inscrever antecipadamente pelo e-mail aquivopermanente.ahj@joinville.sc.gov.br. “O projeto é uma proposta de nossa equipe de trabalho e visa a provocar a memória histórica de Joinville”, explica o historiador e coordenador do Arquivo Histórico, Dilnei Cunha.

Os visitantes conhecem nessas visitas guiadas desde o ambiente onde documentos históricos são avaliados, recuperados, higienizados e restaurados, até as salas de acervo, onde estão mapas, documentos públicos, fotos, correspondências, jornais e outros registros da história de Joinville. Esse trabalho é coordenado por uma comissão de seleção e avaliação de relevância histórica.

 

 

Palestra nesta quarta-feira

Além dos três dias de visitas guiadas, nesta quarta-feira (6), às 9 horas, a programação apresenta a palestra “Legislação Arquivística e Gestão de Documentos do Município de Joinville: preservação do patrimônio documental arquivístico”, com a arquivista do Arquivo Histórico Luiza Morgana Souza. O conteúdo é resultado da sua dissertação apresentada no curso de mestrado profissional em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com conteúdo técnico, a palestra é voltada a profissionais da área, especialmente servidores públicos do município. As vagas são limitadas e as inscrições devem feitas antecipadamente pelo e-mail arquivopermanente.ahj@joinville.sc.gov.br.

A programação se encerra na quinta-feira (6), às 10 horas, com a roda de conversa “Percepções sobre o Porto de Joinville”. A atividade tem objetivo de aproximar a comunidade do Arquivo Histórico e promover reflexões sobre a história econômica de Joinville. Não é necessária inscrição antecipada.

O Arquivo Histórico de Joinville fica na avenida Hermann August Lepper, 650 – Saguaçu. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *