Bolsas Educa +

Arquitetos que projetaram estação na Antártida estimulam acadêmicos da Católica SC com seus aprendizados

Arquitetos que projetaram estação na Antártida estimulam acadêmicos da Católica SC com seus aprendizados
Arquitetos que projetaram estação na Antártida estimulam acadêmicos da Católica SC com seus aprendizados

 

 

A Católica SC recebeu no dia 28 de fevereiro, com sala cheia, os arquitetos e urbanistas Fabio Henrique Faria e João Gabriel Rosa, do Estúdio 41. Durante o ArqPapo, eles falaram ao público presente sobre a experiência de criar projetos como a Estação Antártica Comandante Ferraz, a base de pesquisa do Brasil na Antártida, afetada por um incêndio em 2012.

Em fevereiro de 2013, ocorreu um concurso arquitetônico internacional para a licitação de uma nova base. O Estúdio 41 foi o escolhido pelo júri dentre as 74 propostas entregues. A contratação realizada em maio deu sequência à realização do projeto ao longo daquele ano. O planejamento e o acompanhamento ocorreram remotamente.

A empresa chinesa responsável pela execução foi contratada em 2015 e o início da obra ocorreu em 2016. Os arquitetos puderam conferir presencialmente o resultado do trabalho na Antártida em novembro de 2019. “Passamos por sete dias de navegação e quatro dias de estada lá. A estação ficou muito legal, foi uma boa surpresa. É até difícil descrever o lugar, pois é surreal, vivemos uma experiência única”, conta João. A reinauguração da nova estrutura, com cerca de 5 mil m² de área construída e capacidade para 64 profissionais, ocorreu em janeiro deste ano, ao custo de 100 milhões de dólares.

Coordenação de equipe, ineditismo, pesquisa extensa, prazo curto e clima foram alguns dos desafios vencidos pelos profissionais para viabilizar a entrega. “Tivemos que colocar as fundações em cima de um solo congelado, com uma camada superficial que passa por degelo. Em janeiro, por exemplo, a temperatura era de 18 ºC. Além disso, o vento chega a 200 km/h e há atividade sísmica. Aprendemos tudo isso ao longo do projeto, buscando informações, foi bem bacana”, avalia Fabio.

A dupla do Estúdio 41 trouxe essa bagagem para o ArqPapo, com a missão de estimular os acadêmicos. “Eu tinha 28 anos quando ganhamos o concurso, muitos alunos estão próximos desta idade. Não existe missão impossível. Os concursos de arquitetura são anônimos. Apresentando uma boa proposta você tem chance. O limite que nos impomos é abstrato”, afirma João. “Gostaríamos de mostrar aos alunos o valor de buscar conhecimento, trabalhar em equipe, aprender com exemplos e saber ouvir críticas. Nós, arquitetos de Curitiba, não teríamos como simplesmente inventar uma estação. Conseguimos, pois nos cercamos de pessoas com conhecimento técnico”, acrescenta Fabio.

Os arquitetos também se propuseram a estimular os jovens a aproveitar a experiência acadêmica, sem abrir mão do equilíbrio com as outras esferas vida, e compartilharam perspectivas de mercado. “Evoluímos muito nos quatro, cinco anos de estudos. E depois, temos pela frente uma profissão muito vasta, relevante e com tempo de vida, que não será sobreposta pela tecnologia”, pondera João.

 

Sobre a Católica SC

A Católica SC é um centro universitário com câmpus em Jaraguá do Sul e Joinville e unidades em Itajaí e Florianópolis. Tem mais de quatro mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância. Em 31 de agosto, completará 47 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro.

A unidade em Joinville está localizada no prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade. Tem cursos de graduação e de pós-graduação nas mais diversas áreas e conta com laboratórios e equipamentos de última geração.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Esteves Júnior, 280, Centro.

 

 

Por: Michelle Castro

Mais notícias

Educa Mais Brasil

 

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *