catolica

Arquiteta formada pela Católica SC destaca em sua profissão a possibilidade de realizar sonhos

Dandara Guesser Sydor teve de um teste vocacional a direção que faltava para a sua escolha pelo curso de Arquitetura e Urbanismo: “Descobri que a arquitetura tinha tudo o que eu procurava – muita história, necessidade de comunicação com o cliente e criação, mas o que mais me atraiu foi a possibilidade de realmente melhorar a vida das pessoas. A oportunidade de transformar ambientes opressores em locais humanizados, projetar sonhos em forma de edificações onde pessoas irão morar, trabalhar e se relacionar”.

 

A arquiteta escolheu a unidade de Joinville da Católica de Santa Catarina para realizar a sua graduação. Fez seu primeiro estágio logo no segundo ano e, até se formar, em 2016, passou por nove escritórios, com diversos estilos e escalas de projeto. “Aproveitei muitas férias de verão para estagiar em dois lugares ao mesmo tempo. Quando percebia que já havia aprendido o suficiente num local, ia para o próximo vivenciar outra experiência”, relembra.

Ainda na graduação, a arquiteta conheceu o marido, que também estudou arquitetura. “Quando me formei, me mudei para Guaratuba – PR, onde integrei o escritório que ele já tinha em sociedade com meu sogro, que é geógrafo e engenheiro civil, com o nome de Habitare. Em 2020, alugamos outro ponto comercial, maior e melhor localizado, e começamos do ‘zero’, concebendo a Sydor Arquitetura e Engenharia (https://www.instagram.com/tv/CO3sLQDDxRj/?utm_medium=copy_link)”, acrescenta.

Conforme a egressa, a estratégia foi assertiva, pois, em pouco tempo de reabertura, “o Sydor já projetou e construiu edificações com investimentos financeiros na casa dos sete dígitos”. “Com a ampliação do escritório e da quantidade de clientes, foi necessário aumentar nossa equipe de colaboradores, e isso, diariamente, me desafia como empreendedora, tendo que contratar, liderar, delegar funções, identificar e extrair o melhor das pessoas que trabalham conosco”, conta.

Com o sucesso a todo vapor, a arquiteta revela as próximas metas: “Almejamos projetar em outras cidades além da nossa. Queremos alcançar, também, trabalhos fora do Brasil. Com a construtora, pretendemos, além de construir para clientes, aumentar os investimentos em nossos próprios empreendimentos imobiliários para venda e alcançar o patamar de construção de edifícios comerciais e residenciais”.

 

Os principais conselhos de Dandara para os estudantes do curso
• “Consiga um estágio na área o quanto antes, pois é só na vivencia prática que é possível descobrir o que realmente ama.”
• “Trabalhamos com sonhos, independentemente se é uma casa de 36,00 m² ou um complexo de mais de 10 mil m². Por isso tem que haver muito respeito e empatia nessa profissão, fazendo sempre o nosso melhor.”
• “Realmente não me imagino fazendo outra coisa. Sou muito realizada e grata com o que já fiz até agora, mas busco sempre mais. A arquitetura e urbanismo possui um leque muito grande de atuação no mercado de trabalho, e eu gosto disso pois sempre tem novidade, um cliente nunca é igual ao outro, estamos sempre aprendendo e nos reinventando.”

 

A formação da Católica SC

O bacharel em Arquitetura e Urbanismo da Católica SC tem cinco anos de duração, com aulas na modalidade presencial. Os acadêmicos são capacitados para analisar, conceituar, planejar, projetar, dirigir, executar, ensinar e pesquisar espaços. O conhecimento construído permite ao bacharel atuar em empresas de construção civil, urbanização e paisagismo, em escritórios de arquitetura e urbanismo, em órgãos públicos ou em laboratórios de pesquisa científica e tecnológica e como profissional autônomo, em empresa própria ou prestando consultoria.

Os alunos contam com laboratórios equipados, voltados para a prática do projeto arquitetônico de edifícios, paisagens e ambientes, além de salas específicas para servir de apoio às atividades de pesquisa e extensão. O próprio campus da Católica SC em Joinville é um canteiro escola para as disciplinas de Conservação e Restauro do curso de Arquitetura e Urbanismo. Nos prédios já restaurados, é possível visualizar ações de preservação realizadas, e nos que ainda não foram restaurados, funcionam como espaços de experimentação e vivência.

 

Premiações endossam a qualidade do ensino

No Enade 2019, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC foi eleito como o melhor de Joinville e região e o segundo melhor curso privado do Brasil dentre os centros universitários privados sem fins lucrativos. Além disso, os acadêmicos, egressos e o próprio curso obtiveram destaques em premiações e avaliações nos últimos anos. Confira alguns dos reconhecimentos conquistados:

• Arquitetura e Urbanismo: quatro estrelas, em uma escala que vai de um a cinco, no “Guia da Faculdade”, veiculado no “O Estado de S. Paulo”, nas edições de 2020 e 2021.
• Primeiro lugar no Designer’s Choice Top Designs, promovido pela DesignClass, com a equipe Alessandra Branco Moreira, Alexia Manske, Amanda Monaco e Caroline Deretti.
• Terceira colocada no concurso de TCCs do Portal Projetar com a estudante Camila Francisco Paulo.
• Integrante da lista dos 40 melhores Trabalhos de Conclusão de Curso ou Trabalhos Finais de Graduação (TCC/TFG) em Arquitetura e Urbanismo da seleção anual, feita pelo site Archdaily, com a estudante Gabriela Luiza Mira.
• Premiação Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) com o estudante Marcus Vinicius Pacheco, vencedor da categoria “Prêmio Estudante”.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *