Alunos de Joinville participam de projeto seletivo para os Bombeiros Mirins

Alunos de Joinville participam de projeto seletivo para os Bombeiros Mirins
Alunos de Joinville participam de projeto seletivo para os Bombeiros Mirins

 

 

Em uma parceria da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (SEPROT) e da Secretaria da Educação (SED), com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), alunos da rede municipal de ensino participam do projeto Bombeiro Mirim na Escola.

A ação está em sua segunda edição e faz parte do programa Escola Cidadã, tendo como objetivos fomentar princípios socioeducacionais, promover conceitos de cidadania e disciplina, transmitir orientações sobre segurança e, principalmente, preparar crianças e adolescentes para ingressar nos Bombeiros Mirins.

Neste ano, cerca de 500 alunos, de dez instituições, participam do projeto. As selecionadas para o trabalho são as Escolas Municipais Doutor Ruben Roberto Schmidlin (Morro do Meio), Prefeito Nilson Wilson Bender (Paranaguamirim), Professora Ada Sant’Anna da Silveira, Nelson Miranda Coutinho e João de Oliveira (Jarivatuba), Professor Sylvio Sniecikovski e Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi (Jardim Paraíso), Presidente Castelo Branco (Boa Vista), Professora Eladir Skibinski (Aventureiro) e Prefeito Luiz Gomes (Adhemar Garcia).

Para preparar as crianças, representantes da SEPROT, membros do CBVJ e dos Bombeiros Mirins ministram aulas temáticas que acontecem uma vez por mês, em cada uma das escolas que integram o projeto. Entre os temas abordados estão prevenção de acidentes domésticos, educação no trânsito, nomenclatura dos materiais e equipamentos utilizados pelos bombeiros.

No final do ano letivo, em novembro, é realizada uma formatura com os participantes e os dois melhores alunos de cada escola estarão automaticamente aprovados para ingressar no projeto Bombeiro Mirim. “É a primeira vez que recebemos o programa Escola Cidadã e estamos muito felizes por nossa escola ter sido contemplada. Vamos aproveitar ao máximo a oportunidade e observar os alunos que demonstrarem maior comprometimento e interesse para ingressar nos Bombeiros Mirins”, afirma a diretoria da Escola Municipal Luiz Gomes, Marili Narciza.

Atualmente, os Bombeiros Mirins de Joinville possuem 260 alunos e 80 integrantes na banda, todos com faixa etária de 10 a 17 anos.Para o coordenador do Bombeiro Mirim, Brasilino Catarino, o programa é uma porta de entrada para futuros membros da corporação e, também, para profissionais que atuarão em diferentes áreas.

“Neste ano, os Bombeiros Mirins completam 35 anos de história. Ao longo desse tempo, já saíram de lá engenheiros e uma infinidade de outros profissionais. Até mesmo o nosso ex-comandante foi aluno do Bombeiro Mirim. Atualmente, temos mais de 20 bombeiros na corporação que já passaram pelo projeto, alguns voluntários e outros efetivos”, conta o coordenador. Para o estudante do 8o ano da Escola Luiz Gomes, Lucas Willian de Lima, a inspiração para participar do projeto veio de casa: “Meu primo era dos Bombeiros Mirins e disse que era bom. Então, resolvi participar também”.

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *