bolsas_estudo

Alunos de escola municipal confeccionam instrumentos de monitoramento climático com materiais recicláveis

Alunos de escola municipal confeccionam instrumentos de monitoramento climático com materiais recicláveis
Alunos de escola municipal confeccionam instrumentos de monitoramento climático com materiais recicláveis

 

 

“Para eles, a construção deste conhecimento de maneira prática é muito importante, pois é uma aula diferente, e vemos os olhos brilhando, o envolvimento e animação dos alunos.” Este é o relato de Liliane Kades, professora da disciplina de ciências naturais da Escola Municipal Professora Virgínia Soares, no bairro Floresta. Liliane desenvolveu, junto às turmas dos 6os anos C e D do período vespertino, uma atividade de confecção de instrumentos de monitoramento climático, como pluviômetros, barômetros e higrômetros.

Os cerca de 60 alunos das duas turmas se dividiram em grupos para a confecção dos instrumentos. A apresentação dos trabalhos foi na última quarta-feira (4/9). A ideia iniciou a partir dos temas trabalhados na grade curricular da disciplina no município, que fala sobre a terra, o solo e o ar. Quando os alunos aprenderam sobre os instrumentos foi que a atividade foi planejada.

“Começamos com uma pesquisa prévia. Os alunos levaram as informações de como construir com materiais recicláveis e começaram em sala de aula. Depois, os pais ajudaram na montagem”, contou Liliane. Os trabalhos foram produzidos em uma semana. A utilização de materiais recicláveis vem de um incentivo anterior, quando trabalharam em sala a sustentabilidade e o consumismo. “Já havíamos feito floreiras para a escola com garrafas pet”, comentou.

Após a apresentação, parte dos trabalhos permaneceu em exposição para acompanhamento em sala e o pluviômetro foi posto em uma área descoberta para verificação da quantidade de chuva que cai na região. Dentre as atividades relacionadas ao tema, ainda será realizada uma visita de campo a uma propriedade que estuda o clima, o solo e a natureza.

Segundo Márnio Pereira, gerente da Defesa Civil, atividades como estas levam o conhecimento e a cultura da prevenção para dentro das escolas. “Vem de encontro a nossa intenção de participação nas escolas de trabalhar o tema redução de riscos e desastres, o RRD”, disse. Na próxima semana, nos dias 9 e 10 de setembro, a Defesa Civil vai realizar palestras sobre o tema na EM Professora Virgínia Soares, onde Liliane é professora.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *