61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday neste ano

Uma das principais datas do comércio, a Black Friday, acontece esse ano ainda sob o impacto da pandemia da Covid-19. Se os varejistas esperam aumentar as vendas durante a campanha, os consumidores parecem estar ávidos pelas promoções. É o que mostra a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offer Wise Soluções em Pesquisa. Segundo o estudo, 61% dos entrevistados afirmam que pretendem fazer compras na Black Friday, um crescimento de 24% em relação ao ano passado.

 

61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday neste ano
61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday neste ano (Foto: Divulgação)

 

Considerando apenas os consumidores que farão compras na Black Friday, 63% justificam dizendo que este é um momento oportuno para comprar produtos que estão precisando com preços mais baixos, ao mesmo tempo, 37% afirmam que irão aproveitar para antecipar as compras dos presentes de Natal em promoção. Por outro lado, entre os que não farão compras, 24% alegam estar sem dinheiro, enquanto 20% estão desempregados. Roupas, calçados e smartphones serão os itens mais procurados. Média de gastos será de R$ 918.

A pesquisa também investigou os locais que os consumidores devem fazer as compras. As lojas online (83%) mantêm a preferência dos consumidores, sobretudo nos sites/aplicativos de varejistas nacionais (57%) e nos sites/aplicativos de compra e venda de produtos novos e usados (33%). Apesar do destaque no meio online, uma parcela considerável dos entrevistados afirma que vai comprar em lojas físicas (47%), especialmente no shopping center (29%) e nas lojas de rua (23%).

Leia a pesquisa na integra clicando aqui.

 

Black Friday em Joinville

A CDL Joinville não promoverá nenhuma ação promocional específica para divulgar a Black Friday, que neste ano será realizada no dia 27 de novembro. O presidente da entidade, José Manoel Ramos, reconhece que é uma ótima ferramenta para aumentar as vendas, sendo uma promoção que faz muito sucesso em todo o Brasil e em Joinville não é diferente. “É muito usada pelas grandes redes de varejo e também uma oportunidade para o pequeno lojista fazer as suas promoções e aumentar as vendas”, revela.

Segundo a pesquisa da CNDL, 85% dos entrevistados costumam buscar informações sobre a reputação das lojas antes das compras, principalmente em sites de reclamação (54%), nas redes sociais (51%) e no Procon (15%). “Infelizmente, algumas vezes a Black Friday não é bem usada por alguns segmentos do varejo, onde majoram os preços e depois dizem que está em promoção. Também orientamos ter cuidado com alguns sites que não são seguros e, muitas vezes, falsos”, afirma.

A CDL Joinville continua com as campanhas para incentivar a população a comprar dos pequenos negócios e marcas da cidade, pois isso contribui para estimular a economia local e gerar emprego e renda. A campanha de comunicação #CompreDoNegócioLocal também usa nas peças as hashtags #FaçaSuaParte e #JuntosContraACovid.

 

 

 

Por: CDL Joinville

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *